Faça você mesmo: Carregador portátil potente

Fazer um carregador portátil é uma construção simples pois um carregador portátil é essencialmente uma bateria, normalmente de íon-lítio (Li-Ion), as vezes de íon-polímero (Li-Po), logo mais teremos um artigo para falar sobre esses dois tipos de baterias, prosseguindo, um circuito Step up para elevar a tensão para os 5V que são necessários na saída e um circuito carregador para recarregar a bateria quando estiver com a carga baixa.

untitled-2

Componentes de um carregador portátil, da esquerda para a direita: Step Up 5V, Carregador TP4056, Bateria 18650

A maioria dos módulo Step up apresentam uma baixa corrente de saída, a maioria por volta de 300mA, alguns prometem entregar 600mA ou até mesmo 1A mas, nem todos cumprem essa promessa, ou seja, com um módulo que apresenta uma baixa corrente de saída não espere carregar seu aparelho rapidamente caso ele precise de mais potência para uma carga mais rápida.

Aqui apresentamos uma placa ligeiramente diferente das demais, logo abaixo descrevemos um pouco melhor sobre a mesma e suas vantagens:

untitled-1

PCB 2.1A Dual USB Charge Board

Vantagens da placa:

  • Tudo em uma placa só.
  • Indicador de carga com LEDs.
  • Duas portas USB de saída.
  • Corrente de até 2.1A na saída.
  • Botão para verificar carga e ligar o circuito.

O Circuito

circuito

Essa placa, apesar de o chip principal ter vindo de fábrica raspado, processo comum utilizado para dificultar que se copiem o circuito, mas ainda assim, após algumas pesquisas, de longa persistência e de muita paciência conseguimos chegar no circuito base e com identificar o misterioso circuito integrado raspado. Bom, se trata do CI  HX7501S, fabricado pela Hexin Semiconductor, sendo este um CI completo para soluções de energia e que conta com diversas vantagens em relação aos demais, por exemplo:

– Carregador linear de alta precisão para baterias de Li-Ion embutido
– Corrente programável de carregamento em até 1A
– Saída de tensão fixa em 5V
– Entrada de tensão suporta até 6V e chaveamento via MOSFET
– Indicador de carga da bateria com LEDs
– Proteção contra curto-circuito
– Desligamento automático se não estiver com carga
– Requer poucos componentes externos

Mais uma vez lembrando que tudo isso está em somente um único chip, ou seja, se trata de um componente que é uma solução completa para gerenciamento de energia, trazendo todos os recursos necessários, incluindo proteções, em único chip, reduzindo assim o tamanho e a necessidade de diversos componentes extras.

Material necessário:

  • Placa principal (2.1A PCB Board Charger Module) – Compre na ICStation
  • Placa Principal, versão alternativa caso a versão acima esteja esgotada – Clique aqui
  • Bateria Li-Ion 18650 2000mAh (ou com mais capacidade) – Escolha uma aqui (LEIA NO FINAL)
  • Ferro de solda, solda e fios.
  • Cabo Micro Usb
  • Fonte USB 5V

Passo 1: Solde os fios na bateria

As vezes pode ser complicado soldar os fios na bateria se você estiver utilizando ferro de solda com baixa potência mas, nada que um pouco de persistência não consiga resolver. Aliás, muita atenção nesse passo, não confunda as polaridades pois isso será muito importante no próximo passo. Caso esteja com dúvidas de como identificar a polaridade da bateria veja aqui.

img_20161025_215630

Fio vermelho no polo positivo e fio preto no polo negativo.

 

Passo 2: Conecte a bateria na placa principal

Este passo é simples, basta conectar o polo positivo da bateria no pino identificado com B+ e também o polo negativo no pino identificado com B-.

Passo 3: Teste sua placa

Para realizar o teste basta pressionar o botão uma vez, a placa logo em seguida deverá ligar e indicar nos LEDs a quantidade de carga na bateria.

dsc02034

Ao pressionar o botão os LEDs ligam indicando a quantidade de carga na bateria.

Passo 4: Carregue a bateria

Para carregar a bateria basta conectar o cabo ao carregador e ligá-lo na porta Micro USB no centro da placa, enquanto carregando as luzes piscam de acordo com a quantidade de carga, ao final da carga todas as quatros luzes irão permanecem constantemente acesas.

Passo 5: Use

Para usar como referência utilizamos um iPad como carga, o iPad usa um carregador de 10W, fornecendo 5V@2A ou seja este módulo promete consegue suprir essa carga facilmente e para comprovar colocamos um sensor de corrente para sabermos quanta corrente estava sendo fornecida ao aparelho e conseguimos uma leitura de 1.93A , ou seja, realmente bem próximo do que é prometido pelo módulo.

Agora que já está tudo certo e a bateria carregada basta usar e quando a bateria ficar fraca basta conectar ao carregador e logo ele estará pronto novamente.

OBS: Um fato a se observar é que a bateria utilizada no projeto infelizmente era uma bateria falsificada, verificamos isso após notar o quanto ela se enfraqueceu ao fornecer energia para o módulo e posteriormente realizamos um teste que comprovou o que já era esperado, se tratando definitivamente de uma bateria falsificada, portanto fica a dica, evitem comprar as baterias baratas demais, principalmente as que prometem uma capacidade enorme ou de fontes questionáveis.

ICS

Este artigo contou com o apoio da ICStation que nos forneceu produtos para que nós continuemos criando conteúdo para o site, deixamos aqui nosso agradecimento pelo apoio. Se você não viu o unboxing, acesse aqui: https://youtu.be/ZdTkUyJx6ko

Quer ganhar desconto nas compras da ICStation? Basta usar:
Cupom: Jmics
Válido somente até 26/12/16, corre lá!
ICStation:  https://bit.ly/2chMjJI

0

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também é Técnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Apaixonado por criação e desenvolvimento de projetos relacionados à software e hardware.

7 Comentários

  1. Marcos Trooper - 29/11/2016 reply

    na pagina da placa principal … Product not found!

  2. luis henrique - 23/11/2016 reply

    ola amigo, n tem pra vender esta PCB 2.1A Dual USB Charge Board aki no brasil??

    • Boa noite Luis, no momento ainda não está disponível no Brasil, por ser um produto recém lançado ainda não chegou nas lojas brasileiras, mas você pode adquirir diretamente da ICStation no link ao final do artigo. Abraços

  3. Carlos Alberto Carrera - 20/11/2016 reply

    Desculpe os erros, se por duas pilhas ira carregar?
    Estou.comprando 25 .
    Obrigado

  4. Carlos Alberto Carrera - 20/11/2016 reply

    Boa tarde, será que dá para eu por duas pilhas, ele irá carregar?
    Obrigado

    • Boa tarde Carlos, ele funcionará sim com duas pilhas, mas não irá as recarregar quando a capacidade estiver baixa, ele somente consegue carregar baterias de Ion Lítio, ou seja, baterias Li-Ion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *