Maria Mole IDE: Trazendo recursos avançados para Arduino

Ideia surgida da insatisfação com as extensões Eclipse e outros IDEs(Integrated Development Environment), existentes, Maria Mole é um ambiente de programação desenvolvido pelo brasileiro Alex Porto. Sua versão traz recursos estendidos para Arduino que vamos citar logo mais, além, claro, do destaque de sintaxe. O MariaMole é voltado para desenvolvedores mais experientes e que julgam o IDE Arduino básico ou que não atenda a todas suas necessidades.

Tela Inicial do Maria Mole

Alguns recursos:

  • Suporte a workspaces e múltiplos projetos simultâneos facilitando assim a organização dos projetos.
  • Permite com que você trabalhe com várias placas Arduino ao mesmo tempo, cada uma com suas prórpias configurações.
  • Totalmente compatível com o Arduino: Importa sketches e exemplos já existentes.
  • Editor de código profissional, permite até escolha do tema de cores.
  • Processo de compilação, link e upload configuráveis permitindo inclusive escolher outras bibliotecas ou alterar a otimização de código.

Apesar de ser totalmente diferente MariaMole ainda requer que a IDE do Arduino esteja instalada para que possa importar todos os exemplos, bibliotecas e rascunhos incluídos. Para depuração, conexões seriais podem ser abertas para estabelecer uma comunicação direta com múltiplas placas do Arduino – isso permite, combinado com o gerenciador de projeto, que desenvolvedores trabalhem com mais de uma placa sem a necessidade de trocar sempre que for alternar as placas.

Para Download viste: http://dalpix.com/mariamole

18

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também é Técnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Apaixonado por criação e desenvolvimento de projetos relacionados à software e hardware.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *