Medindo distância utilizando o Sensor Ultrassônico HC-SR04 e Arduino

O sensor HC-SR04 é um sensor ultrassônico capaz de indicar proximidade ou distância. Esse sensor basicamente permite o Arduino identificar as coisas em seu entorno e suas distâncias, assim garantindo que se você construir um robô ou um veículo autônomo, o mesmo não irá se acidentar ou colidir. Outras aplicações que podemos citar é o uso no auxilio de pessoas cegas a se guiarem sem correr riscos de trombar ou bater em algo e acabar se lesionando, além disso, também é possível fazer o controle de nível de água e sensor de estacionamento utilizando-se deste sensor.

Seu  funcionamento é muito simples, em um dos lados ele emite um som de alta frequência, ultrassom, e quando o som colide com algo ele retorna e é captado pelo sensor no outro lado do HC-SR04, ao captar o Arduino tem o tempo que o som demorou para ir, colidir com algo e voltar. E então é possível calcular a distância a partir do tempo que o som viajou pelo ambiente.

HC-SR04

Imagem: upgradeindustries.com

Montagem

Esquema de ligação do HC-SR04

Código

Neste código estamos utilizando a biblioteca Ultrasonic.h você pode obtê-la diretamente do Github aqui: Ultrasonic-HC-SR04

Basta conectar corretamente o sensor e abrir a o Console Serial para observar a distância medida.

#include <Ultrasonic.h>

Ultrasonic ultrasonic(9,8); // (Pino Trig ,Pino Echo)

void setup() {
  Serial.begin(9600); 
}

void loop()
{
  Serial.print(ultrasonic.Ranging(CM)); // CM para centímetros ou INC para polegadas
  Serial.println(" cm" );
  delay(100);
}
 Imagem da capa: http://howtomechatronics.com

 

0

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também é Técnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Apaixonado por criação e desenvolvimento de projetos relacionados à software e hardware.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *