Ubuntu Server estável disponível para Orange Pi Zero

Já se passam alguns meses desde que a Orange Pi Zero foi lançada, e até então muitos dos sistemas, se não todos, apresentavam algumas instabilidades e/ou problemas de desempenho e usabilidade, no entanto, a equipe do Armbian recentemente liberou uma versão do Ubuntu Server que se encontra estável, ou seja, praticamente todos os problemas que haviam foram superados.

Orange Pi Zero

Orange Pi Zero

Ubuntu Server

O Ubuntu Server, como o próprio nome diz, é uma versão do Ubuntu destinada a servidores, ele vem sem ambiente gráfico pre-instalado. É amplamente utilizado em servidores privados para hospedar sites e outras aplicações. Por não possuir ambiente gráfico para se utilizar o Ubuntu Server é necessário ter um pouco de conhecimento sobre comandos linux, uma vez que tudo deverá ser feito através dos mesmos.

Logo Ubuntu

Para instalar o Ubuntu server são necessários poucos recursos físicos, ou seja, baixa quantidade de RAM e espaço em disco, tornando-o assim um bom sistema para se usar em placas como a Orange Pi Zero, no geral, a versão Server requer no mínimo um computador ou máquina virtual com:

  • 192 Mb de RAM
  • 700 Mb de espaço livre no disco rígido

Recomendado:

  • 500 Mb de RAM
  • 1700 Mb de espaço livre no disco rígido

Baixando

Clique aqui para baixar

Instalando

Para instalar basta extrair o arquivo IMG que está no interior do arquivo compactado e usar o Etcher, uma vez que ele atualmente é um dos melhores programas para tal função.

Instale em 3 passos.

Passo 1 – Selecione o arquivo IMG

Passo 2 – Selecione seu cartão de memória

Passo 3 – Clique em “Flash!” e aguarde

Ao final, basta colocar o cartão na Orange Pi Zero e conectar via SSH para configurar e customizar o sistema de acordo com suas necessidades.

0

Graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) também é Técnico em Eletrotécnica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Apaixonado por criação e desenvolvimento de projetos relacionados à software e hardware.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *